03/10: sindicato mobilizado em defesa dos direitos dos servidores da Educação Federal

 03/10: sindicato mobilizado em defesa dos direitos dos servidores da Educação Federal

Na última terça-feira, 3 de outubro, o Sinasefe Santa Maria se somou à mobilização nacional junto às demais seções sindicais, nas atividades da Jornada de Lutas em defesa da Campanha Salarial 2024 das e dos servidores públicos federais. Nos Colégios Politécnico e CTISM da UFSM, integrantes da diretoria sindical passaram o dia conversando com docentes e técnico-administrativos em Educação (TAE’s) acerca das propostas de reajuste salarial e demais pautas defendidas. Além disso, os sindicalizados realizaram a entrega do 1º Informativo impresso da seção santa-mariense, composto por notícias de março a setembro de 2023.


O resultado das ações foi visto como muito positivo pelos integrantes da diretoria do sindicato, que contaram ter conseguido, inclusive, a adesão de novos filiados à seção sindical. No CTISM, o Coordenador Geral, José Abílio de Freitas, percorreu as salas do colégio entregando os informativos e dialogando com os servidores de forma individualizada. Já no Politécnico, o outro Coordenador Geral, Hazael de Almeida, explica que ele e mais alguns diretores estiveram presentes no hall do bloco F em três horários diferentes, chamando servidores que passavam pelo local para conversar sobre as pautas principais do dia de mobilização nacional.


‘’A mobilização foi muito proveitosa, a gente conseguiu conversar com os TAE’s e docentes da nossa base, e mostrar como está ocorrendo a discussão sobre a reforma da carreira e da nossa remuneração. […] Para a próxima mobilização, acredito que vamos conseguir uma aderência maior, [considerando que] nesta mobilização já conseguimos que o RU, as bibliotecas e a secretaria escolar fossem fechadas”, conta Almeida.

1º Informativo do Sinasefe Santa Maria
Também durante as atividades desta terça-feira, o sindicato lançou seu 1º Informativo impresso, composto por notícias desde março até setembro de 2023. A iniciativa busca estimular a disseminação das principais informações relativas ao Sinasefe Santa Maria aos filiados e também aos não filiados que desejam conhecer melhor o sindicato e saber quais são as pautas mais trabalhadas pela entidade.
Em breve, o informativo estará disponível aqui em PDF.

Reuniões com o governo
Em Brasília-DF, também nesta terça, 3, representantes do Sinasefe Nacional participaram da segunda reunião das Mesas Específica e Temporária, para apresentar ao governo Lula a proposta de reestruturação de carreira docente, protocolada desde o início de setembro. Ainda, contudo, não se obteve posicionamento do Estado em relação às medidas expostas. Fora isso, o sindicato reforçou a cobrança pela revogação da Instrução Normativa SGP/ME número 66/2022.

Em vídeo, os participantes da reunião (Coordenadora Geral, Artemis Martins, Coordenador de Pessoal Docente e membro da CND, Antonildo Pereira, 1º Tesoureiro e membro do CND, Diego Rodolfo, e outro membro da CND, Wildson Justiniano) relataram suas análises do encontro:

E, abaixo, confira o documento com os principais itens da reestruturação de carreira, apresentados pelo Sinasefe ao governo federal:

Ainda na tarde da última terça-feira, houve a segunda reunião de debate em torno da carreira dos TAEs, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Neste encontro, o Sinasefe expôs a proposta de reestruturação do PCCTAE elaborada nos GT Carreira de 2023 (três, quatro e cinco de maio; e 14 e 15 de junho) e nas últimas Plenárias Nacionais (181ª, 182ª, 183ª e 184ª). A medida é necessária para reverter os prejuízos que a carreira tem enfrentado desde a sanção da lei em 2005, contando com uma das menores remunerações do serviço federal. Abaixo, estão disponíveis na íntegra os documentos apresentados:


Próximas mobilizações
Após as reuniões de ontem com o governo, o Sinasefe destaca que aguardará o retorno do Executivo sobre as demandas apresentadas, mantendo as mobilizações previstas até o dia 7 de outubro como forma de pressionar a gestão Lula a retornar o mais imediatamente possível as propostas.
Confira a programação de atividades para os próximos dias:


04/10 – quarta-feira
Manhã, tarde e noite – Mobilização junto aos parlamentares no Congresso Nacional
Manhã, tarde e noite – Vigília em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), exigindo negociação efetiva


05/10 – quinta-feira
Manhã, tarde e noite – Ações junto aos parlamentares no Congresso Nacional
Manhã, tarde e noite – Vigília em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), exigindo negociação efetiva


07/10 – sábado
Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais, para avaliar a semana de luta e definir novos passos da mobilização



Texto e imagens: Laurent Keller
Edição: Bruna Homrich

Laurent Keller

Estudante de jornalismo.

Notícias Relacionadas