176ª Plenária Nacional do Sinasefe estabelece próximas ações do sindicato
Em 13 de setembro, o Sinasefe divulgou os encaminhamentos da 176ª Plenária Nacional, que contou com a participação de integrantes da seção sindical de Santa Maria. Ocorrido no dia 3, por meio de plataforma virtual, o evento discutiu a conjuntura política nacional, a implementação do teletrabalho, a campanha salarial do Fonasefe e a recomposição salarial desejada para 2023.
Mediada pela Secretária de Coordenação Política para as Mulheres, Maíra Ferreira, a Plenária definiu reforçar o apoio ao ex-presidente Lula (PT) nas eleições como essencial para derrotar a campanha de reeleição do presidente Bolsonaro (PL). Para colaborar com a candidatura do petista, foi lançada uma carta com a declaração de apoio e com as exigências feitas pela categoria.
O não reajuste dos salários do funcionalismo público é um dos motivos pelos quais os servidores são contrários ao governo vigente, uma vez que o Estado mantém os salários congelados há cinco anos, de acordo com a inflação acumulada do IPCA/IBGE. Nesse sentido, o sindicato, em conjunto ao Fonasefe, tem pressionado os parlamentares a fim de garantir a correção salarial na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023, que deve ser delimitada até dezembro.
Outra pauta discutida na Plenária Nacional foi a implementação do teletrabalho, que está sendo feita em algumas instituições e, em outras, começa a ser discutida. Ao encontro de tais movimentações, a Plena deliberou pela realização de um seminário acerca da temática (ainda sem data).
Para além disso, o encontro virtual dialogou sobre outros eventos, como o 13º Encontro das Escolas Militares, marcado para acontecer entre os dias 25 e 27 de novembro, em Fortaleza-CE.
Confira no PDF disponível abaixo, a íntegra dos encaminhamentos da Plenária.
Texto: Laurent Keller
Imagem: Sinasefe
Edição: Bruna Homrich