A diretoria do Sinasefe Santa Maria convida filiados/as e não filiados/as da base para o ato público contra os feminicídios que ocorre no sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h, na praça Saldanha Marinho, em Santa Maria.
A manifestação, que integra a mobilização nacional “Mulheres Vivas”, está sendo organizado por diversas entidades, entre sindicatos, coletivos, movimentos sociais e partidos políticos. Além do ato na praça, logo após, a partir das 10h30, irá ocorrer uma caminhada pelas ruas centrais da cidade.
Os dados estarrecedores da violência
Segundo dados do Mapa Nacional da Violência de gênero, cerca de 3,7 milhões de mulheres brasileiras viveram um ou mais episódios de violência doméstica nos últimos 12 meses. Esses números foram organizados de forma conjunta pelo Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado Federal, pelo Instituto Natura e também pela organização Gênero e Número.
O estudo ainda aponta que cerca de 71% das mulheres foram agredidas na presença de outras pessoas e, em 70% destes casos, havia crianças no ambiente, correspondendo a 1,94 milhão de agressões testemunhadas por menores.
Conforme a coordenadora-geral do Sinasefe SM, Claudia do Amaral, os dados de violência contra as mulheres têm crescido, mesmo com todas as campanhas realizadas, o que indica que é preciso aumentar a mobilização. “É fundamental que não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo se una para que se possa barrar esse tipo de violência”, frisa ela.

Texto: Fritz Rivail
Arte: Divulgação
