Campanha salarial foi pauta da 178ª Plena do Sinasefe
A organização da campanha salarial e a preparação para a mesa de negociação com o governo federal compuseram um dos pontos principais da 178ª Plenária Nacional do Sinasefe (Plena), ocorrida no último final de semana, dias 11 e 12 de fevereiro. Representando a seção sindical de Santa Maria, José Abílio Lima de Freitas, um dos coordenadores gerais, participou da Plena e destaca ter sido um evento com presença expressiva das seções sindicais – ao todo, 52 seções enviaram representações.
“Um ponto alto dessa Plena era a discussão sobre reajuste salarial e equiparação dos benefícios [auxílio alimentação, auxílio-creche e transporte] com os poderes Judiciário e Legislativo. Ficou definido que essa questão salarial terá dois momentos: o primeiro já agora, em 2023. Vamos receber a proposta do governo no dia 16 de fevereiro, e o Sinasefe pensa que esse ano deveríamos ter um reajuste de no mínimo 26,94%, referente ao governo Bolsonaro”, explica Abílio.
O segundo momento refere-se às propostas a serem elaboradas pela comissão permanente da carreira [CND – Comissão Nacional de Docentes; e CNS – Comissão Nacional de Supervisão]. Tais propostas serão enviadas para discussão nas bases de todo o país. Depois, o assunto retorna para as comissões, que farão a sistematização das contribuições e propostas. “A partir daí se entra na mesa para negociar com o governo. Temos um prazo de 60 dias para fazer esse processo e chegar com um norte bem definido para negociar dentro da comissão de pessoal permanente que teremos no MEC”, complementa o dirigente do Sinasefe Santa Maria.
Proposta sobre carreira das e dos TAEs
A Comissão Nacional de Supervisão (CNS) se reuniu antes da 178ª PLENA e produziu estudos para reestruturação e aprimoramento do PCCTAE, que foram expostos no fórum.
Veja, abaixo, o documento produzido pela CNS e que deve ser amplamente discutido nas seções sindicais, dentro dos GTs Carreira, para que as contribuições de cada base sejam apresentadas e debatidas no GT Carreira do SINASEFE e em uma nova Plenária Nacional.
Os resultados desta futura deliberação serão levados à Mesa de Negociação com o Governo Federal, o que torna prioritário e urgente que as seções coloquem em funcionamento os GTs Carreira de cada base.
Orçamento e encontros regionais
Outros pontos discutidos na 178ª Plena foram o Plano Orçamentário-Financeiro Anual do Sinasefe e a organização dos Encontros Regionais das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Sobre esse último, ficou definido que as seções sindicais precisam enviar, em até 15 dias, propostas de datas e sedes.