Colégio Politécnico da UFSM, o terceiro melhor do país 

 Colégio Politécnico da UFSM, o terceiro melhor do país 

Recentemente, a empresa de inovação educacional, AIO Educação, divulgou um ranking das melhores escolas brasileiras, com base no desempenho de seus alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Segundo o levantamento, o Colégio Politécnico da UFSM foi classificado como a terceira melhor instituição pública do país, com uma média geral de 711,7 pontos na avaliação objetiva com redação. A posição é resultado do pioneirismo da escola em implementar o novo modelo de Ensino Médio e do padrão de ensino diferenciado, que uma instituição de ensino federal pode proporcionar, segundo docentes do Politécnico.

O ranking classifica as instituições com base nas médias mais altas obtidas pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio. Para isso, a empresa AIO Educação possui acesso aos microdados do Enem, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação. Desse modo, são consideradas as médias das notas das provas objetivas e de redação do Enem de cada escola. As escolas são agrupadas em categorias conforme o número de alunos participantes e a inclusão ou não da nota da redação. 

Ocupando a primeira e segunda posição do ranking nacional das escolas públicas, respectivamente, estão a escola Popular Madre Maria Villac, de Teresina Piauí, que obteve uma nota 724,1, e o Colégio Tiradentes de Ijuí, que obteve uma média geral de 714,7. Quando se olha as escolas públicas e também colégios privados, o Politécnico ficou em 45º lugar nacionalmente e em 1º lugar em Santa Maria.

Para a Diretora da Instituição, Marta Ende, é motivo de muita alegria: ‘’estar na gestão do Colégio Politécnico ao mesmo tempo em que é uma grande responsabilidade com inúmeros desafios, também é uma oportunidade de contribuir para potencializar o que a instituição tem de melhor, criando oportunidades para formar um número cada vez maior de pessoas que possam desempenhar um papel transformador para elas mesmas e para a sociedade como um todo’’, relata a gestora.

Benefícios de um ensino médio dentro do ambiente universitário

O Colégio Politécnico está localizado dentro do campus sede da UFSM, o que permite aos seus estudantes desfrutarem de uma série de benefícios que acadêmicos do ensino superior têm acesso, como usufruir das bibliotecas, dos espaços esportivos do campus, dos Restaurantes Universitários e demais auxílios disponibilizados.

Somando a isso, a Secretária de Pessoal e docente do Politécnico, Cláudia do Amaral, destaca a qualidade de trabalho dos professores do nível federal, pois existe uma disparidade quando se compara com as esferas estadual e municipal, por exemplo: ‘’além de uma equipe de professores super capacitados e preparados, os docentes do Poli têm a vantagem de não serem tão desvalorizados, ainda que a gente passe por uma desvalorização salarial de muito tempo, visto a greve que aconteceu há pouco. Mas, apesar disso, ainda temos uma remuneração digna, que, de certa forma, nos motiva mais para o trabalho. Nem se compara com um professor do estado, que, às vezes, tem uma carga horária excessiva. Nós temos a dedicação exclusiva, que também colabora com o nosso trabalho’’, explica Cláudia. 

Nesse sentido, a Secretária comenta que os docentes podem se dedicar ao detalhamento do planejamento de ações culturais com os estudantes, incentivando-os a participar de olimpíadas e eventos, como é o caso da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) Jovem, em que o pensamento científico é estimulado. Assim, os alunos se desenvolvem desde o ensino médio a partir dos três pilares de uma Universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão.

No entendimento de Cláudia, resultados positivos como o do ranking da AIO Educação são apenas consequência desse trabalho desenvolvido desde o primeiro ano do ensino médio: ‘’Com certeza esse resultado nos orgulha muito, mas nunca é uma busca, o resultado do Enem não é uma busca. Embora as pessoas sejam atraídas ao Colégio por esses resultados, acreditamos que ele se deve a essa formação mais integral. Então, nesse sentido que eu me sinto feliz, porque o ranking mostra que o nosso trabalho voltado para uma formação integral, crítica e humanizadora está dando certo.’

Pioneirismo na implementação do Novo Ensino Médio (NEM)

A boa colocação do Politécnico entre as escolas brasileiras se deve também a maneira diferenciada e precursora de se implementar o Novo Ensino Médio, segundo o Vice-Diretor da Instituição, Moacir Bolzan, explicou: ‘’durante os anos de 2021, 2022 e 2023 executamos e vivenciamos um planejamento que iniciou em 2017 e culminou em 2020 com uma nova proposta de ensino médio, colocada em prática a partir de 2021. Neste planejamento mobilizamos o melhor do preparo e esforço dos nossos docentes para construirmos um padrão educacional responsável capaz de oferecer aos estudantes o protagonismo no processo de aprender, valendo-se da autonomia didático-pedagógica-metodológica que temos, para cumprirmos com muita eficiência, para além dos ditames legais oferecidos pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução 03/2018 CNE)’’, comenta Bolzan. 

Nesse sentido, construiu-se uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com um itinerário que contempla atividades interdisciplinares, nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Sociais e Humanas, aliado a atividades multidisciplinares no formato de projetos colaborativos, com temáticas previstas na legislação, como alimentação saudável, questões de gênero, envelhecimento, dentre outros exemplos comentados pelo Vice-Diretor. Portanto, o Politécnico optou por não desenvolver apenas um itinerário específico, mas sim um que integrasse diversas áreas, considerando que o estudante de ensino médio vive uma fase da vida em que precisa explorar conhecimentos diversos, aprendendo um pouco de cada disciplina. Assim, entende-se que os estudantes saem do Colégio mais capacitados para a vida adulta e para a escolha profissional.

Vagas abertas

Aos interessados em realizar o ensino médio no Colégio Politécnico ou no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), que também está inserido na UFSM, podem se inscrever no concurso para ingressar nas escolas no primeiro semestre de 2025. Os estudantes são selecionados via prova de múltipla escolha, com data marcada para ocorrer em primeiro de dezembro (01/12). As inscrições para o processo seletivo precisam ser feitas até dia quatro de novembro (04/11), pelo link disponível aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo edital.


Texto: Laurent Keller

Imagens: acervo do Colégio Politécnico

Edição: Fritz Rivail

Laurent Keller

Estudante de jornalismo.

Notícias Relacionadas