Comissão de Articulação e Negociação é definida no último dia do 14° ESCIME
Depois de dois dias de relatos e debates na 14° edição do Encontro dos Servidores Civis das Instituições de Ensino vinculadas ao Ministério da Defesa (ESCIME), o evento, ocorrido em Fortaleza-CE, foi encerrado com a definição dos encaminhamentos finais, no último domingo, 27 de novembro. Além disso, o terceiro dia do Encontro serviu para eleger os integrantes da Comissão de Articulação e Negociação, que deve lutar por melhores condições de trabalho e valorização salarial da categoria.
Para a votação dos representantes dessa comissão, foram escolhidos três servidores civis de cada força armada (Exército, Marinha e Aeronáutica), mais um suplente de cada esfera, a partir de critérios de respeito à paridade de gênero. Enquanto a eleição dos trabalhadores da Marinha e Aeronáutica se deu por consenso, na decisão dos nomes do Exército era possível votar em até três candidatos, dentre os seis disponíveis para as quatro vagas.
Ao todo, 12 integrantes foram escolhidos. Confira os nomes abaixo:
Servidores Civis da Força Aéreas
Ariovan da Silva Martins (Seção Barbacena, trabalhador da Escola Preparatória de Cadetes do Ar) – TITULAR
Emiliana da Consolação Ladeira (Seção Barbacena, trabalhadora aposentada da Escola Preparatória de Cadetes do Ar) – SUPLENTE
Isabel Cristina Lopes da Silva (Seção IFPA, CTRB e Ciaba, trabalhadora aposentada do Colégio Tenente Rego Barros) – TITULAR
Luiz Otavio Monteiro Barroso (Seção sindical IFPA, CTRB, Ciaba, trabalhador do Colégio Tenente Rego Barros) – TITULAR
Servidores Civis da Marinha
Antonio Luiz Santana (Seção Sinasefe Ifes, trabalhador da Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo) – TITULAR
Ana Paula de Oliveira Pires (Seção Sinasefe IFSC, trabalhadora da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina) – TITULAR
Gizella Menezes Rodriges (Seção CMR-EAMPE, trabalhadora da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco) – SUPLENTE
Rosa Santos (Seção CMRJ, trabalhadora do Colégio Naval) – TITULAR
Servidores Civis do Exército
Flávio dos Santos Barbosa (Seção Sinasefe CMR-EAMPE, trabalhador do Colégio Militar de Recife) – TITULAR
Cristina Kaszuba de Freitas (Seção Aprofcmpa, trabalhadora do Colégio Militar de Porto Alegre) – TITULAR
Juliene Kely Zanardi (Seção CMRJ, trabalhadora do Colégio Militar do Rio de Janeiro) – SUPLENTE
Karla Simões de Andrade Lima Bertotti (Seção Sinasefe CMR-EAMPE, trabalhadora do Colégio Militar de Recife) – TITULAR
Encaminhamentos
Durante o domingo, os participantes do ESCIME também discutiram e aprovaram uma série de encaminhamentos, que devem ser apresentados na próxima Plenária do Sinasefe. Dentre as deliberações já anunciadas, há a divulgação do local da 15° edição do ESCIME: Vitória, no Espírito Santo, durante novembro de 2023.
Outra definição do evento diz respeito a uma moção de apoio e solidariedade ao servidor público do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), Marcelo Assunção, acusado de ‘’falta de lealdade’’ por denunciar em suas redes sociais uma encenação de saudação nazista, que foi reproduzida por homens com uniformes militares, na presença de menores de idade.
Somado a tais encaminhamentos, a professora do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), Deise Mack, que participou do 14° ESCIME, conta que se discutiu muito sobre a importância de uma boa articulação entre a base do sindicato, para que o coletivo se mantenha unido. A docente relembra que individualmente não é possível conquistar direitos, mas, por meio dos sindicatos, as vozes de cada integrante do Sinasefe podem ser ouvidas. E, para ela, o 14° ESCIME colaborou com essa união: ‘’Foi um evento muito bom e bem organizado, a gente saiu de lá com a esperança renovada, por poder ter conseguido dialogar’’, relata Deise.
Também foram à capital cearense representando o Sinasefe de Santa Maria o Coordenador Geral, Milton Ferrari, e a Secretária de Assuntos Legislativos e Jurídicos, Adriana Bonumá. Ao todo, o evento contou com a presença de 74 pessoas, dentre estas, as Coordenadoras Gerais do Sinasefe Nacional, Elenira Vilela e Artemis Martins.
Texto: Laurent Keller
Edição: Bruna Homrich