Conferência discute a conservação da democracia no Brasil de 2022

 Conferência discute a conservação da democracia no Brasil de 2022

Aconteceu na última quinta-feira, 30 de junho, a Conferência ‘’Que democracia?’’, a fim de debater sobre a importância e o papel da democracia no cenário político atual brasileiro. Realizado no Auditório Flávio Miguel Schneider da UFSM, o evento contou com a palestra do professor de filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Adriano Correia, e com falas de alguns dos representantes sindicais que promoveram o evento.

Inicialmente, Correia destacou o papel das mobilizações sociais em uma sociedade democrática, com ênfase na conjuntura política atual, e refletiu: “o que a gente tem direito a esperar quando nos mobilizamos e o que podemos perder quando deixamos de fazer isso?”. Em seguida, o filósofo fez uma explanação do conceito de democracia, com uma abordagem histórica de seu significado na antiguidade e hoje em dia.

Em nome do Sinasefe, o Secretário Pessoal do sindicato, Alejandro Lezcano, explicou que, ao analisarmos a trajetória da democracia nos últimos 30 anos na América Latina e, em especial, o processo de redemocratização brasileiro, é perceptível que uma série de expectativas se criaram pela população, mas poucas foram cumpridas.

“As pessoas ficaram um pouco céticas por causa desses valores e a forma de governo democrático. [Dados] indicam baixíssima adesão à confiança das instituições democráticas, sobretudo no Brasil que está nos últimos lugares dessa pesquisa”, complementa seu pensamento, Lezcano.

Além do Sinasefe, Sedufsm, APG, Assufsm, DCE e Atens promoveram a atividade, que compõe uma série de eventos contra o projeto de desmonte das universidades e institutos federais feito pelo governo Bolsonaro. Segundo o vice-presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira, devem ser realizadas outras ações com o mesmo propósito, ao menos, dos meses de julho a outubro deste ano.

A Conferência contou também com uma apresentação musical do professor do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM, Renato Souza. Alinhado à temática do evento, Souza comentou sobre o período ditatorial enfrentado pelo país, entre 1964 e 1985, que, mesmo sendo marcado por dura repressão policial e censura, é venerado pelo governo vigente.

Para aqueles que não conseguiram acompanhar a Conferência presencialmente, basta acessar a transmissão online do evento, feita pelo Canal PaideiaTV: Formação Integral Humana.


Texto: Laurent Keller

Imagens: Bruna Homrich e Laurent Keller

Revisão: Bruna Homrich

Laurent Keller

Estudante de jornalismo.

Notícias Relacionadas