Eleita a delegação que representará Santa Maria no 34º Consinasefe, marcado para maio
A eleição de delegadas e delegados para o 34º Congresso do Sinasefe (Consinasefe) foi pauta da assembleia realizada pela seção sindical de Santa Maria na manhã deste sábado, 9 de abril. Após debate, foram aprovados três delegados(as) e três observadores(as) para representarem a entidade no evento nacional. Como delegados(as) irão Miriane Fonseca (coordenadora geral do sindicato), Adão Damasceno (Secretário de Carreira e de Relação de Trabalho) e José Abílio de Freitas (coordenador geral do sindicato). Já como observadores(as) foram indicados os nomes de Cassiana Marques (servidora técnico-administrativa em educação) e Milton Ferrari (coordenador geral do sindicato).
Marcado para ocorrer entre os dias 12 e 15 de maio, em Brasília (DF), esse é o primeiro Consinasefe presencial desde o início da pandemia. Com o tema “Educação não é mercadoria! Derrotar Bolsonaro, o neofascismo e o neoliberalismo!”, as discussões serão norteadas pelas 38 teses enviadas por filiadas e filiadas do país inteiro e que se dividem nos seguintes eixos temáticos: Conjuntura; Educação; Mista (conjuntura e educação) e Estatuinte. Mais abaixo, ainda nesta matéria, disponibilizaremos as teses para leitura na íntegra.
Na assembleia deste sábado, dirigentes do Sinasefe Santa Maria destacaram a importância do Consinasefe como um espaço central de debates e deliberações a respeito da política que o Sindicato Nacional – e, por consequência – suas seções sindicais devem empreender no próximo período.
José Abílio de Freitas, um dos coordenadores gerais da seção sindical, explicou que as teses são elaboradas por filiados e filiadas cujas afinidades de pensamento possibilitam a formulação de diagnósticos e proposições comuns para as questões que afetam a educação, os serviços públicos e os rumos que o país, como um todo, vem experimentando.
“A tese seria a carta de apresentação de cada grupo, cumprindo o papel de expor o que cada coletivo pensa a nível de conjuntura nacional e quais são suas propostas para, por exemplo, carreira (lembrando que o Sinasefe representa duas carreiras: a dos docentes e a dos técnico-administrativos em educação). A partir das teses conseguimos perceber quais são as propostas e as ligações históricas de cada um desses grupos”, comenta o dirigente.
Adão Damasceno, Secretário de Carreira e de Relação de Trabalho, diz que falar sobre o Congresso é falar sobre a história do Sinasefe. “As teses estão na linha da educação, da conjuntura e das alterações estatutárias. Na educação, discutiremos a questão dos colégios militares, da reforma do ensino médio, do teletrabalho. Esse governo está atropelando o serviço público”, complementa.
A mobilização do Sinasefe, em conjunto com outras entidades do funcionalismo público, pela recomposição salarial de 19,99% foi lembrada pelo Tesoureiro Geral do Sinasefe Santa Maria, Cláudio Renato Kelling. “O foco principal das lutas do sindicato tem sido a defesa da nossa carreira e da recomposição salarial para repor as perdas inflacionárias. Essas questões, inclusive, devem estar contempladas nas teses do Consinasefe”, comenta.
A fim de realizarem a leitura e discussão coletiva das teses do 34º Consinasefe – preparando-se, assim, para os debates do evento -, delegados(as) e observadores(as) irão se reunir em encontros virtuais às 17h das sextas-feiras. As reuniões, contudo, não serão abertas somente à delegação que irá para o Congresso, de forma que todas as filiadas e filiados interessados em se aprofundarem sobre os temas abordados nas teses podem participar. Quem tiver interesse em receber o link para acesso à sala virtual de debates, pode escrever um email para sinasefesm@gmail.com.
Conheças as teses
Conjuntura
- Não há capitalismo sem racismo
- O SINASEFE e o combate à LGBT+fobia
- Por uma militância sem assédio e um sindicato que não tolere a violência
- Derrotar o neofascismo e lutar em defesa dos direitos dos trabalhadores
- Crise econômica e pandêmica
- Uma retomada da nossa história, após o Fora Bolsonaro!
- Por um movimento sindical combativo e com luta de classes no SINASEFE
- O papel do SINASEFE na defesa do Estado Democrático de Direito
- A Unidade Sindical Primeiro de Maio e a busca de uma nova orientação para o SINASEFE
- SINASEFE na luta contra todas as formas de opressão e discriminação
- O capitalismo em crise, guerras e fome
- O golpe, pandemia e o agravamento das condições de vida da classe trabalhadora brasileira
- Diante da precarização e desmonte do Serviço Público Federal, o Fora Bolsonaro nos impulsiona a tomar de vez as ruas
- O supermilitante
- 100 anos de luta anticapitalista!
- Construir no SINASEFE um polo por uma alternativa socialista e revolucionária
- SINASEFE como instrumento de luta dos educadores federais e da classe trabalhadora brasileira
- Tese sobre conjuntura do coletivo Pão e Rosas para o 34º CONSINASEFE
- Tese sobre conjuntura nacional
- SINASEFE unido, independente, democrático e de lutas
Educação
- Educação e democratização
- Políticas para Educação sob o Governo Bolsonaro e seus impactos sobre a formação de professores
- Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão
- Por uma Assistência Estudantil para além do assistencialismo
- Civilizar os Colégios Militares!
- Percepção dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação do IF Farroupilha-RS sobre o Programa de Gestão Teletrabalho
- Espaços políticos para ocupar
- Educação em tempo de pandemia
- O SINASEFE e a Educação que queremos
- Tese sobre Educação ao 34º CONSINASEFE
- Tese sobre a questão negra ao 34º CONSINASEFE
- Tese sobre Educação do coletivo Pão e Rosas para o 34º CONSINASEFE
- Tese sobre opressões ao 34º CONSINASEFE
- Defesa do Ensino Médio Integrado e da Formação Humana Integral
- Reforma do Ensino Médio
- Colégios Militares – funcionamento e relacionamento com os servidores civis