Encaminhamentos do GT Carreira são aprovados pela 180ª Plenária do Sinasefe

 Encaminhamentos do GT Carreira são aprovados pela 180ª Plenária do Sinasefe

Durante os dias seis e sete de maio, ocorreu a 180ª Plenária Nacional do Sinasefe, em Brasília-DF, reunindo mais de cinquenta seções sindicais de todas regiões do Brasil para discutir, dentre outras demandas, os encaminhamentos estabelecidos pelo Grupo de Trabalho (GT) Carreira nos três dias anteriores à Plena. Representando a seção santamariense, os então Coordenadores Gerais, Abílio de Freitas e Miriane Fonseca, parnfl custom jersey nike air jordan womens high top custom wigs nike air max 270 react custom jersey nfl team shop custom football uniforms custom nfl jersey dallas cowboys jersey nfl pro shop nike air max correlate sales on adidas shoes adidas mens shoes sale adidas yeezy 350 boost v2 adidas yeezy 450ticiparam do evento que definiu pautas para a Plenária.

Como parte das propostas aprovadas está a reestruturação das carreiras, com o intuito de fortalecer e valorizar o piso salarial; a retomada da linearidade na malha salarial, com garantia de reajuste para todos os níveis de classificação; além da paridade entre servidores e servidoras que estão na ativa ou aposentadoria. Como um dos meios de lutar por esses pontos, o Sinasefe irá propor à FASUBRA e ao ANDES a criação de um GT entre as entidades, a fim de elaborar uma proposta conjunta de carreira. 

A Plena aprovou também as próximas mobilizações do sindicato, que incluem a criação de um Plano de Lutas contra o teto de gastos e demais políticas neoliberais, junto a uma Semana de Lutas, a ser feita na capital brasileira, para cobrar do Governo Federal a abertura imediata das Mesas Setoriais de Negociação, mas ainda sem data definida. Já o próximo GT e a próxima Plenária estão com os dias marcados: dias 14, 15 e 16 de junho será o GT e dias 17 e 18 de junho, a Plena (ambos eventos em Brasília-DF).

Para além do que já foi exposto, o sindicato pensou também na importância de divulgar para toda a base as informações que são discutidas nesses encontros. Por isso, definiu-se que os assuntos debatidos no GT Carreira devem ser encaminhados para as bases, para que sejam retomados no próximo evento. Dentre esses tópicos, destacam-se: 

  • Debate sobre o caminho a tomar na construção da carreira: se iremos iniciar uma construção de uma carreira única ou se iremos continuar no debate das carreiras (Docentes e TAEs) em separado, estabelecendo uma mesma estrutura para ambas.
  • Redução do número de Padrões de Vencimento, por Nível de Classificação – manutenção dos 16 padrões ou redução para 12 e para 13 padrões. Está vinculado a este debate a ampliação para 08 níveis de capacitação ou manutenção dos 04 níveis de capacitação atuais.
  • Redução do número de Níveis de Classificação: manutenção dos 05 atuais ou redução para 03 ou para 02 Níveis de Classificação.
  • Racionalização:

A) Este debate deve ser revisto tão logo seja definido o número e quais Níveis de Classificação serão mantidos. As propostas de redução apresentadas durante o GT serão enviadas para contribuir com o debate que as bases irão fazer até o próximo GT e PLENA. Após essa discussão, com a escolha do caminho, a racionalização será retomada, com a possibilidade de escolha de enquadramento de cada cargo.

B) Incluir no material que irá contribuir para o debate sobre racionalização, os CATÁLOGOS NACIONAIS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES E CURSOS TÉCNICOS E CURSOS SUPERIORES DO MEC. Este material também deve ser remetido às bases.

Ainda pensando em facilitar o acesso à informação dentro do Sinasefe, antes do próximo GT Carreira, as propostas das seções deverão ser colocadas no site nacional do sindicato com, ao menos, sete dias de antecedência; e, quando o governo apresentar contrapropostas, elas precisam ser encaminhadas para as bases e, posteriormente, deliberadas por meio de Plenária Nacional.

Quanto às demandas do GT Carreira que não foram debatidas pela Plenária, elas serão sintetizadas pela CNS e CND, em reunião conjunta registrada em ata para posterior publicação no site, e enviadas para que as bases façam suas contribuições.


Text: Laurent Keller

Imagem: Sinasefe Nacional

Edição: Bruna Homrich

Laurent Keller

Estudante de jornalismo.

Notícias Relacionadas