Encontro de Dirigentes Financeiros do Sinasefe apontou perspectivas para fortalecimento das seções
Nos dias 29 e 30 de abril, o Sinasefe realizou seu 1º Encontro de Formação de Dirigentes Financeiros(as). O evento ocorreu de forma híbrida, com participações presenciais em Brasília (DF) e remotas via Zoom.
O objetivo principnfl store soccer jerseys cheapest jordan 4 cheap human hair wigs cheap wigs adidas online store custom softball jerseys nike air jordan 1 mid wig outlet nike air max mens mens nike air jordan we the best jordan 5 custom nfl jersey cowboys jerseys nike air max pre-dayal foi oportunizar a troca de experiências entre as seções sindicais, o mapeamento dos principais gargalos existentes e o delineamento de estratégias para fortalecer e ampliar a base filiada das seções sindicais. O tesoureiro geral do Sinasefe Santa Maria, Cláudio Kelling, participou do evento de forma remota, tendo sido essa já uma deliberação da seção no sentido de reduzir custos.
O tema principal que norteou as discussões foi “Desafios presentes na gestão para a boa utilização dos recursos dos sindicatos”, recomendando boas práticas para as direções sindicais.
Ao todo, o encontro reuniu 44 seções sindicais. Foram 89 participantes, dentre eles(as) 45 presenciais, 31 virtuais, cinco dirigentes nacionais, um integrante do Conselho Fiscal do SINASEFE, seis funcionários(as) da sede do SINASEFE e um palestrante.
A mesa de abertura foi composta pelos coordenadores gerais David Lobão e Elenira Vilela. A Coordenação de Administração e Finanças (CAF) esteve completa: Rita Gil (secretária geral), Diego Rodolfo (1º tesoureiro) e Denilza Frade (2ª tesoureira) abriram os trabalhos. O secretário jurídico do SINASEFE, Ivo da Silva, também esteve presente.
Durante os dois dias de evento, os(as) participantes se dividiram em pequenos grupos para conversar sobre os gargalos e desafios da gestão financeira, apontando sugestões e comentando experiências exitosas. O conteúdo foi registrado por escrito, está em sistematização e vai compor a Carta final do evento, a ser divulgada em breve nas mídias do sindicato.
Cláudio Kelling explicou que, da partilha de relatos e experiências oportunizada no encontro, foi possível observar que a maioria das seções sindicais vem enfrentando dificuldades financeiras, seja em decorrência das desfiliações, seja pela dificuldade em trazer novas e novos filiados.
“Eu senti que os problemas são os mesmos. Não existe uma receita geral para todos os sindicatos, cada seção tem que achar o seu melhor caminho para aumentar a receita e conseguir novos filiados. No meu pronunciamento eu falei de algumas medidas que estamos tomando em nossa seção sindical, como redução do valor das diárias e participação virtual nos eventos nacionais, quando isso é possível. Estamos melhorando nossa comunicação com a base. Estamos no caminho certo”, comenta o tesoureiro geral do Sinasefe Santa Maria.
Os encaminhamentos gerais do Encontro, que podem servir como recomendações às seções sindicais que busquem melhoria no seus quadros de saúde financeira, apontaram para a importância das campanhas de filiação, do aprimoramento dos canais de comunicação com a base, da realização de reuniões nacionais híbridas e do estabelecimento de um plano de saúde nacional, a ser implantado e administrado pela Direção Nacional.
Veja, abaixo, mais alguns registros do 1º Encontro de Dirigentes Financeiros do Sinasefe: