Governo sanciona reajuste do funcionalismo público
Uma importante vitória foi conquistada nesta sexta-feira, 28 de abril. Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o governo sancionou o PLN nº 2/2023, que permite a implementação do reajuste emergencial de 9% às servidoras e servidores públicos federais. O novo valor passará a integrar a folha de pagamento a partir deste 1º maio, de forma que o funcionalismo receberá os salários reajustados em junho.
A coordenadora geral do SINASEFE, Elenira Vilela, representou as mulheres sindicalistas na mesa da cerimônia. “Nossa vitória está lavrada, assinada e documentada: vamos ter o reajuste no dia 1º de junho. Ainda há muito o que se conquistar, mas hoje tivemos uma grande vitória”, destaca Elenira.
O PLN foi aprovado por deputados e senadores em uma sessão conjunta do Congresso Nacional na última quarta-feira, 26, após dois dias de intensa pressão das entidades representativas de classe. Nas últimas semanas, o Sinasefe e os demais sindicatos integrantes do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais) conversaram com deputados federais, senadores e assessorias parlamentares visando a conseguir apoio e votos para o PLN do reajuste.
Tanto o reajuste salarial quanto o aumento de R$ 200 no auxílio alimentação foram acordados em mesa de negociação entre as e os servidores públicos e o governo federal. Cabe destacar que, há anos, o funcionalismo público luta por reajuste, e que durante os quatro anos de governo Bolsonaro não foi implementada sequer uma mesa de negociação.
A mobilização, agora, é para garantir mais espaço na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, a fim de viabilizar um índice maior de reajuste no próximo ano, uma vez que a inflação corroeu de forma contundente os salários.