Integrantes da diretoria do Sinasefe Santa Maria participaram de reunião chamada pela reitoria da UFSM e destinada a docentes EBTTs nesta sexta, 20 de fevereiro. O objetivo do encontro foi dialogar sobre o cumprimento da decisão judicial que determina a implantação do controle de assiduidade e frequência das e dos docentes da carreira EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) da UFSM.
A atividade ocorreu na sala 218 do prédio da reitoria e contou também com a presença de docentes que atuam nos colégios (Politécnico e Ctism) da UFSM, na Unidade Ipê Amarelo, e de outros integrantes da gestão da universidade.
Conforme determinação da justiça, em decisão liminar, a UFSM deveria começar a partir desta sexta (20 de fevereiro) a realizar o controle eletrônico de presença das e dos docentes EBTT. Durante a reunião, a reitora informou que a UFSM encaminhou uma solicitação ao Poder Judiciário na qual pede mais 60 dias para o cumprimento do que foi determinado pela Justiça.
Na visão do Sinasefe SM, esse pedido da reitoria é importante, pois permite mais tempo para que siga a pressão sobre o governo federal, a fim de que seja alterada a portaria, mudança negociada durante a greve de 2024, que garantirá que docentes EBTT não tenham que ser controlados/as via ponto eletrônico.

A seção sindical segue em sua gestão junto a lideranças políticas e junto ao sindicato nacional para que seja acelerada essa mudança legal que poderá derrubar o controle eletrônico de frequência e assiduidade.
Coordenadoria
Durante o encontro desta manhã, relata a diretora do Sinasefe SM, Miriane Fonseca, foi lembrado à reitora e vice-reitor da UFSM, a importância da Coordenadoria EBTT para tratar de temas pertinentes à categoria. Segundo Miriane, foi sugerido que ao menos se pudesse ter uma coordenação pró-tempore, enquanto se faz a discussão da reestruturação.
Politécnico
No dia 12 de fevereiro, a diretoria do Sinasefe SM se reuniu com o vice-diretor do Colégio Politécnico da UFSM (foto a seguir), professor Moacir Bolzan. O diálogo foi pautado sobre temas da carreira EBTT.

Texto: Fritz Rivail
Fotos: Arquivo pessoal
