Participe do debate acerca da minuta dos encargos docentes da UFSM
Na próxima terça-feira, 07 de novembro, o Sinasefe, em conjunto a Sedufsm, promoverá um debate sobre a minuta dos encargos docentes da UFSM. O evento começará às 14h, no Audimax, localizado no Centro de Educação do campus sede, no prédio 16, e contará com a presença do advogado da Assessoria Jurídica do sindicato, Heverton Padilha. Representando a diretoria da seção sindical, o Coordenador Geral, José Abílio, e o Tesoureiro, Cláudio Kelling, participarão da atividade.
Para acompanhar o debate, não é necessário realizar inscrição prévia.
A discussão sobre a proposta de minuta das progressões e promoções docentes da Universidade é fundamental, uma vez que estimula a precarização do trabalho docente, por meio de alterações como a cobrança por mais produtividade sem que haja as condições de trabalho e de financiamento adequadas.
Outros aspectos problemáticos ligados à proposta de minuta são:
- as diretrizes para a promoção e progressão , que constam na Lei 12.772/2012, não foram levadas em consideração na elaboração da minuta;
- a proposta limita a quantidade de docentes que acenderão à classe mais alta da carreira, o que impactará em suas aposentadorias;
- a medida estimula a sobrecarga do trabalho docente.
O Sinasefe reforça a importância de todos sindicalizados e todas sindicalizadas integrarem a atividade, para que, em conjunto, cheguemos a uma proposta de minuta que substitua a apresentada pela reitoria da UFSM e não cause prejuízos à ascensão na carrreira e atenda aos anseios da categoria docente.
Texto: Laurent Keller
Imagem: divulgação
Revisão: Miriane Fonseca