Plenária Pública critica proposta de reordenamento dos Institutos Federais

 Plenária Pública critica proposta de reordenamento dos Institutos Federais

Na última sexta-feira, 17, o Sinasefe realizou uma Plenária Pública com representantes sindicais de todo país para discutir a proposta de reordenamento dos IF’s, apresentada pelo Ministério da Educação (MEC). Para membros das seções sindicais que participaram do evento, o projeto representa um processo de desmonte da educação pública e necessita da mobilização popular para ser combatido.

A plenária iniciou com uma apresentação cultural. Na sequência, David Lobão – um dos coordenadores do Sinasefe Nacional e mediador do evento – deu boas-vidas aos parlamentares, reitores de IFEs e representantes sindicais presentes na live, considerada por ele e por muitos como histórica.

De início, o dirigente realizou uma retrospectiva histórica dos IFEs desde 2008, destacando a importância da mobilização da categoria para impedir o avanço do processo de desmonte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e, em especial, da proposta de reordenamento dos IFEs. Por fim, Lobão convidou a todas/os para a Audiência Pública desta sexta-feira, 24 de setembro, que trará à discussão também a Portaria 983/2020. 

Miriane Fonseca, uma das coordenadoras gerais do Sinasefe Santa Maria, esteve presente à plenária e destaca que “houve muitas manifestações e, apesar disso, havia entre elas posicionamentos recorrentes e compartilhados: a defesa da Escola pública e de qualidade; a destacada importância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na formação dos brasileiros; a inviabilidade de ampla discussão da proposta do governo devido ao limitado tempo destinado para isso (vinte dias); o interesse do governo em destituir a autonomia dos Institutos Federais; [e o fato de que] toda proposta de mudança necessita ser debatida e construída a partir do processo democrático, que envolva ampla  discussão de toda a comunidade nas decisões; a contrariedade à proposta de reordenamento”.

Após o início da live, os parlamentares Dep. Fernanda Melchiona (PSOL/RS); Dep. Maria do Rosário (PT/RS); Sen. Jean Paul Prates (PT/RN); e Dep. Alice Portugal (PCdoB/BA) questionaram a proposta de reordenamento, que, para eles, é irregular e não tem sentido prático. Também defenderam a importância dos Institutos Federais para que classes populares recebam educação gratuita de qualidade, e afirmaram que, com o projeto, o governo Bolsonaro deseja acabar com a autonomia dos IF’s.

Posteriormente, reitores dos IF’s escolhidos para a reordenação fizeram fortes críticas ao presidente Jair Bolsonaro e expuseram que desconheciam os detalhes da proposta, porque o governo apresentou-lhes somente um Power Point sobre o assunto.

Roselene Pommer, Secretária de Comunicação, Formação Política e Sindical do Sinasefe Santa Maria, também se fez presente no evento e comentou que ‘’ a live foi um símbolo para demarcar o início de um movimento em defesa dos IF’s, sendo um acontecimento claramente político partidário de resistência ao governo Bolsonaro[…]’’.

Em convergência ao pensamento de Roselene, David Lobão, coordenador do Sinasefe Nacional, convocou todos sindicalizados a participarem do movimento ‘’tira a mão do meu IF’’ e da Audiência Pública sobre a proposta no dia 24, às 14h, por meio de uma transmissão ao vivo no site e canal do YouTube da Câmara dos Deputados.

Somente com o apoio da sociedade conseguiremos impedir o desmonte dos Institutos Federais!

Bruna Homrich e Laurent Keller

Notícias Relacionadas