Sinasefe assina Manifesto em defesa das urnas eletrônicas e da democracia
Com a proximidade das eleições de outubro, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) criou um abaixo-assinado, também intitulado como “Manifesto pelas Eleições e pelas Urnas Eletrônicas”. Junto a diversas outras entidades, o Sinasefe Nacional convida sua base a assinar o Manifesto e fortalecer a mobilização em defesa da democracia e contra possíveis arroubos autoritários. Para assinar, basta clicar aqui e colocar seu nome, sobrenome e email.
“[…] repudiamos qualquer tentativa no sentido de violar a democracia ou de tumultuar o processo eleitoral, que deve ter continuidade no absoluto respeito à Constituição, às leis e à democracia, que tanto custou em vidas e esforços, ao povo brasileiro, para ser instituída”, atesta o Manifesto.
No dia 25 de julho, a coordenadora geral do Sinasefe, Elenira Vilela, concedeu entrevista ao programa ‘Giro das Onze’, da TV 247, na qual salientou alguns aspectos relevantes da urna eletrônica brasileira, como o fato de ter sido desenvolvida a partir de uma série de princípios fundamentais e com a participação de especialistas e técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Poder Executivo – a exemplo de servidores públicos das carreiras de ciência e tecnologia, lotados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Assista a íntegra da entrevista abaixo:
Cabe destacar que a dúvida com relação à confiabilidade das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral brasileiro é um elemento constante no discurso de Jair Bolsonaro e seus apoiadores, muito embora o presidente tenha sido eleito através de tais meios.