Sinasefe Nacional aprova indicativo de greve
A partir do dia três de abril, a Direção Nacional (DN) do Sinasefe pretende dar início à greve para docentes e técnico-administrativos da Rede Federal de Ensino. O indicativo foi definido durante a 187ª Plenária Nacional do sindicato, ocorrida de modo híbrido, presencialmente em Brasília-DF e online pela plataforma Zoom, nos dias 16 e 17 de março. Ao todo, 58 seções participaram do processo de votação do indicativo de greve, incluindo a sede santa-mariense.
O Secretário de Carreira e Relação de Trabalho do Sinasefe de Santa Maria, Adão Damasceno, representou o sindicato remotamente e esclarece que, até dia três, as seções devem definir se vão integrar a greve. A seção local pretende debater o assunto em uma reunião de diretoria em breve.
Dentre os pontos levantados durante a Plenária, destacam-se como principais eixos da greve: a reestruturação das carreiras de técnico-administrativos e docentes, conforme as propostas aprovadas nos GTs Carreira e nas Plenas do Sinasefe; recomposição salarial, conforme proposto pela Campanha Salarial de 2024; revogação do Novo Ensino Médio (NEM); revogação de todas as Medidas Provisórias, Portarias e Decretos que atacam os servidores e os serviços públicos – com destaque para a IN 54/2021, que ataca o direito de greve; e recomposição orçamentária da Rede Federal de Educação.
Abaixo, confira o calendário de mobilizações:
- Entre 18/03 e 26/03: rodadas de assembleias nas seções sindicais pautando greve ;
- 27/03*: PLENA do SINASEFE (data a confirmar);
- 03/04: deflagração da greve.
Texto: Laurent Keller
Imagem: Sinasefe Nacional
Edição: Fritz Rivail