Sinasefe participa de atividades em referência ao Dia da Mulher

 Sinasefe participa de atividades em referência ao Dia da Mulher

Nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Santa Maria terá uma série de atividades planejadas para marcar a data e promover reflexões que, se são importantes em todos os dias do ano, amanhã se tornam ainda mais centrais.

A partir das 17h, a Praça Saldanha Marinho receberá o ato político intitulado “Pela vida das mulheres. Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, racismo e fome”. Acompanhe, abaixo, trecho do texto formulado pelas entidades que convocam o ato:

“A vida piorou muito nos últimos tempos. A crise não começou com a pandemia ou com o governo Bolsonaro, mas com certeza se intensificou muito com eles. As mulheres do Brasil continuam sofrendo: seus salários mal conseguem as manter vivas, a violência cresce, a exploração do trabalho fica cada vez pior. É por isso que usamos do pouco tempo que nos resta para ir às ruas.

Ir para a rua é a nossa maior demonstração de força, o jeito com mais impacto de garantir que nossas vozes sejam ouvidas. Isso significa parar o trânsito e gritar junto tão alto que nos escutem do quarto, do sétimo, do vigésimo andar”.

Também na Praça Saldanha Marinho, das 14h até às 20h30, ocorre o evento “Elos de Luta: Fortalecendo a Rede de Proteção à Mulher”, promovido pela prefeitura de Santa Maria e apoiado por entidades como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); o Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Santa Maria/Campanha Santa Maria 50-50; o Comitê Igualdade Racial/Grupo Mulheres do Brasil; a Musicomania Centro de Artes; a Patrulha Maria da Penha/Brigada Militar; a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam)/Polícia Civil; a Procuradoria Especial da Mulher/Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria; o Instituto Embelleze; o Serviço Social do Comércio (Sesc); o coletivo Donas de Si e o projeto Eu, Nós, Elas.

Acompanhe, abaixo, a programação completa do evento “Elos”:

– 14h: Cerimonial de abertura

– 14h30min às 16h30min: Oficina de boneca Abayomi, do Comitê Igualdade Racial/Grupo Mulheres do Brasil

– 14h30min às 16h: Reforme como uma mulher (aprendendo sobre as ferramentas usadas no dia a dia, como furadeira, lixadeira, parafusadeira, entre outras), do projeto Eu, Nós, Elas

– 14h30min às 18h: Serviços da Embelleze (corte de cabelo, maquiagem e designer de sobrancelhas)

– 16h30min: Documentário #EuSouEuQueroEuPosso, do coletivo Mulheres Donas de Si

– 17h30min: Aula de ginástica do Sesc

– 18h30min: Apresentação da Banda Delas, da Musicomania Centro de Artes

– 19h30min: Show “A Voz da Mulher”, com Paola Matos e Gisele Guimarães, participação especial de Eveliny Pedroso. Com produção artística de Janu Uberti

– 20h: Live Cultural: Por uma agenda de políticas públicas para mulheres em Santa Maria, do Fórum de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Santa Maria-RS e Campanha Santa Maria 50 – 50, com transmissão pelo Facebook (forumenfrentaviolência; santamaria50.50; e Rede Sina) e pelo YouTube (Studio H20 produções)

Durante o evento na Praça Saldanha Marinho, haverá serviços de orientação sobre a Rede de Proteção à Mulher no município.

O Sinasefe Santa Maria reafirma seu compromisso com a luta das mulheres e convida suas filiadas e filiados a participarem das atividades, levando, para a Praça, seu inconformismo com a reprodução cotidiana do machismo e sua disposição em reivindicar políticas públicas efetivas de proteção e de incentivo às mulheres.

Bruna Homrich

Notícias Relacionadas