Sinasefe participa de primeira reunião de Lula com sindicatos e centrais sindicais
Três representantes do Sinasefe acompanharam a primeira reunião do presidente Lula com as centrais sindicais e sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras dos mais diversos setores. O evento ocorreu na última quarta-feira, 18 de janeiro, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), tendo três eixos como centrais: 1. A retomada da política de valorização do salário mínimo; 2. O reajuste para servidores(as) públicos(as) federais; 3. O fortalecimento dos direitos trabalhistas.
Tânia Sousa, da coordenação de Comunicação do Sinasefe, destacou a importância da atividade. “Estamos aqui representando o Sinasefe na primeira reunião do governo Lula com as centrais sindicais. Esse é o momento em que a gente reafirma todas as nossas pautas entregues e a nossa preparação para a mesa de negociação, que deve acontecer no início de fevereiro”, antecipou a dirigente.
Quem também representou o sindicato nacional na reunião entre o presidente e as centrais foi João Cichaczewski, coordenador de políticas educacionais e culturais. Para ele, o encontro assumiu uma grandeza justamente por possibilitar a reivindicação de valorização do salário mínimo e dos direitos da classe trabalhadora brasileira.
“É o primeiro encontro do novo governo com o movimento sindical brasileiro, todo aqui representado nas suas centrais sindicais e entidades nacionais. [Vamos] retomar a política de valorização do salário mínimo depois de tantos anos de reajuste abaixo da inflação, o que colocou a classe trabalhadora brasileira em uma condição de extrema pauperização”, complementa.
Já Ivo da Silva, da coordenação jurídica e de relações de trabalho, relembra que a reunião ocorreu no Palácio do Planalto, local recém destruído por integrantes da extrema direita brasileira.
“Depois de quatro anos sem diálogo com o governo federal, nós do Sinasefe, junto com todos os demais sindicatos do Brasil inteiro, abrimos a primeira reunião com o governo Lula no Palácio do Planalto. É importante dizer que, há uma semana, os vândalos invadiram esse Palácio, que é patrimônio da república brasileira, e nós estamos hoje aqui retomando o trabalho da democracia. Abre-se a partir de agora, então, a reivindicação do nosso reajuste”, encerrou.
Veja, abaixo, o relato das e dos dirigentes:
Fotos: Sinasefe