Sinasefe participa de vigília em frente ao Ministério da Economia: reajuste já!
Na manhã da última quarta-feira, 23, o Sinasefe participou, em conjunto com outros sindicatos que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais (Fonasefe), de uma vigília e ato político em frente ao Ministério da Economia, em Brasília. Na data, os sindicatos protocolaram novamente a pauta de reivindicações que orienta a Campanha Salarial do funcionalismo público em 2022.
O principal item é o reajuste de 19,99% para todas as categorias do serviço público federal, percentual calculado conforme o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE) e referente à inflação acumulada durante o governo Bolsonaro. Junto ao reajuste também constam, na pauta, a exigência de revogação da Emenda Constitucional 95 (responsável por estabelecer o Teto de Gastos) e a retirada de pauta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, que prevê a Reforma Administrativa.
Ainda na última terça, 22, integrantes do Fonasefe (dentre estes o coordenador geral do Sinasefe, David Lobão) reuniram-se com representantes do Ministério da Economia para mais uma vez tentar que o Executivo abra negociações. Cabe lembrar que a primeira pauta de reivindicações já foi protocolada em 18 de janeiro no Ministério e, até o momento, as servidores e servidores não receberam retorno algum.
Representaram o governo na atividade o Coordenador Geral de Negociação Sindical no Serviço Público e diretor interino de Relações de Trabalho do Ministério da Economia, José Borges de Carvalho Filho, e o Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo José Matos Sultani.
Em informe divulgado ao final do encontro, Lobão disse que o governo sinalizou para uma possível abertura da mesa de negociação até o dia 1º de abril. Contudo, no momento, não há nada de efetivo. “Pressão, luta e muita disposição na construção de nosso movimento de greve” reforçou o dirigente. Assista ao informe na íntegra:
O Fonasefe lançou um relatório com o resumo político da reunião com o Ministério da Economia. Baixe e leia aqui.
Jornada de Lutas
Entre os próximos dias 29 e 31 de março ocorrerá a Jornada de Lutas das Servidoras e Servidores Federais em Brasília. Nos próximos dias serão divulgadas mais informações a respeito das atividades de mobilização que devem acontecer na capital federal.