Sinasefe promove live no Dia de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio

 Sinasefe promove live no Dia de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio

A próxima quarta-feira, 19 de abril, será reservada ao Dia de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio (NEM). O Sinasefe, como vem fazendo desde que o tema começou a tramitar no Congresso Nacional, ainda no ano de 2016, participará das mobilizações e promoverá, também, uma live na data. Com transmissão ao vivo pelo Canal do Sinasefe no Youtube e pela Página de Facebook da entidade, o debate virtual iniciará às 19h, trazendo o tema “Revoga o NEM já! O Ensino Médio Integrado como referência para o país”.

Com participação de dois integrantes da Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais do Sinasefe, João Cichaczewski e Manoel Porto Junior, o evento também contará com dois debatedores/as convidados/as: Alessandro Paixão e Amanda da Silva. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre cada um/a:

Alessandro Paixão é professor EBTT no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari, doutor em Educação pela UFPR e estuda as implicações da reforma do Ensino Médio nos Institutos Federais. Atualmente é um dos coordenadores da Seção Sindical Sinasefe Litoral-SC.

Amanda Moreira da Silva atua como professora junto ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e é doutora em Educação pela UFRJ. Atualmente realiza o pós-doutorado em Sociologia do Trabalho, na UNICAMP. Autora dos livros: “Tempo e Docência” (2017), “Formas e tendências de precarização do trabalho docente” (2020) e “Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial” (2021).

Marque em sua agenda e participe!

  • Evento: Live do SINASEFE
  • Tema: Revoga o NEM já! O Ensino Médio Integrado como referência para o país
  • Data e horário: 19/04, às 19h
  • Onde? Canal SINASEFE no YouTube e fanpage do Facebook

Cabe lembrar que, no último dia 5 de abril, o Ministério da Educação publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria n° 627/2023, responsável por suspender, pelos próximos 60 dias, a implementação do NEM.

Para o Sinasefe, embora a suspensão seja um avanço, é preciso garantir a revogação completa do NEM.

“O NEM é a destruição da estrutura do Ensino Médio que permitia aos estudantes, adolescentes e jovens se apropriarem do conhecimento científico; esses itinerários formativos que ensinam a fazer brigadeiro e a ilusão de como ser um milionário não nos servem”, afirmou Elenira Vilela, coordenadora geral do sindicato.

Assista, abaixo, a avaliação de dirigentes nacionais:

Bruna Homrich

Notícias Relacionadas