Sinasefe Santa Maria cria um dos primeiros GTs de Políticas Educacionais e Culturais da região

 Sinasefe Santa Maria cria um dos primeiros GTs de Políticas Educacionais e Culturais da região

Por meio de Assembleia Geral Extraordinária, realizada dia 24 de novembro, filiados da seção sindical santa-mariense se reuniram no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) para criar o Grupo de Trabalho (GT) voltado a debater políticas educacionais e culturais. No encontro, foi definido que a filiada e professora do Colégio Militar de Santa Maria, Jane Florêncio, e a Secretária de Administração do sindicato e professora do CTISM, Mariglei Maraschin, serão as Coordenadoras da iniciativa e devem convidar os demais sindicalizados a serem membros do grupo.

Da esquerda para direita: Jane Florêncio, Adriana Bonumá, José Abílio de Freitas, Hazael de Almeida e Mariglei Maraschin

A proposta surgiu a partir da necessidade de fomentar uma rotina de trabalho em torno do Documento Base de Políticas Educacionais, elaborado pelo Sinasefe Nacional e discutido, recentemente, no 35º Consinasefe. Durante este evento, determinou-se que o documento seria oficializado, após passar por revisão e reescrita. O material trabalha, ao longo de 12 eixos temáticos, a defesa de um modelo de ensino básico, profissional e tecnológico público, inclusivo e de qualidade para os filhos e as filhas da classe trabalhadora.

Confira na íntegra, abaixo, o Documento Base:

A partir desse documento, a seção local deve estudar cada item, avaliando a necessidade de incluir sugestões de acréscimos ou supressões, uma vez que o texto é ‘’vivo’’, estando sempre aberto a reformulações, conforme destaca a Diretoria do Sinasefe. Por isso, a ideia é que até o final de março de 2024, haja até quatorze encontros para preparação de um futuro seminário presencial sobre o assunto.

Jane Florêncio comentou sobre os objetivos traçados pela Coordenação do GT: ‘’visamos acompanhar os movimentos que pensam a educação no Brasil, debater questões no âmbito do contexto educacional local e nacional, para atuar com sugestões de políticas educacionais que favoreçam a todos. O que se quer é contribuir com ações educacionais que atendam às diferentes demandas dos diversos contextos institucionais, para manter ou alterar a realidade, tornando-a melhor. Sabe-se que a educação é o caminho para tal’’, esclarece a servidora.

O Sinasefe Santa Maria convida a todos sindicalizados e a todas sindicalizadas a participarem deste novo projeto, que é um dos primeiros a ser criado dentre as seções sindicais locais.


Texto: Laurent Keller

Imagens: arquivo pessoal

Revisão: Miriane Fonseca

Laurent Keller

Estagiária de jornalismo.

Notícias Relacionadas