Sinasefe Santa Maria participa de mobilização na UFSM
Na manhã desta quarta, 3 de abril, o Sinasefe Santa Maria esteve presente no ato que reuniu servidores técnico-administrativos em greve da UFSM e também docentes da instituição, no Dia Nacional de Mobilização e Paralisação chamado pelo Fórum das Entidades de Servidores e Servidoras Públicos Federais (Fonasefe).
A pauta geral do funcionalismo federal é a recomposição salarial, entretanto, o Sinasefe reivindica questões também relacionadas à educação e à carreira. No panfleto distribuído à população que chegava ao campus sede, pelos diretores do Sinasefe SM, Cláudia do Amaral e Cláudio Kelling, ressaltava-se a importância de revisão na carreira, de superar as condições precárias de trabalho e de que não seja negligenciado o orçamento federal.
Diz o texto do panfleto entregue pelo sindicato que “nossos estudantes merecem educação de qualidade e isso só será possível com um orçamento adequado, que garanta recursos para infraestrutura, pessoal e todas as demais necessidades das instituições de ensino”.
O ato desta quarta-feira teve a participação do sindicato dos técnicos (Assufsm) e do Sindicato dos Docentes vinculados ao ANDES-SN, a Sedufsm. Além de faixas e cartazes com as pautas reivindicatórias, as representações sindicais também expuseram seus motivos para a mobilização e paralisação no sistema de som instalado.
Depois da manifestação junto ao arco da Avenida Roraima, no campus sede da UFSM, os manifestantes realizaram caminhada até o Colégio Politécnico, participando assim da mobilização organizada pelo Sinasefe SM. Sobre essa atividade, posteriormente será publicada nota neste site.
Texto e fotos: Fritz Rivail