Sindicatos definem pontos de arrecadação de doações
Com o apoio do Sinasefe de Santa Maria e outras entidades sindicais, 8 localidades estão sendo pontos de coleta e distribuição de doações a famílias atingidas pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, desde 30 de abril. A iniciativa surgiu a partir de reuniões feitas entre organizações sindicais nesta semana, nos dias 8 e 10 de maio.
Dentre os itens de maior necessidade no momento, estão: Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para realizar a limpeza dos espaços atingidos; produtos de higiene, como absorventes, escovas e pasta de dente, lenços umedecidos e sabonetes, roupas de cama e banho, fraldas, cobertores e água; e materiais como panos, vassouras e rodos para limpeza de escolas que foram afetadas.
Por enquanto, doações de roupas não são mais necessárias. Caso sejam doadas, elas serão vendidas em brechós solidários.
Confira os pontos de arrecadação:
- Projeto esperança, localizado no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na rua Heitor Campos, atrás da Basílica Nossa Senhora Medianeira. Horário: das 8h às 21h.
- Farmácias de manipulação Framatrat, localizadas na rua Acampamento, n.112, térreo, na rua Astrogildo, n. 39 e na rua Astrogildo, n. 354. Horário: das 9h às 18h;
- Hall da Reitoria da UFSM, localizada na av. Roraima, n. 1000, prédio 47, no campus sede da UFSM, em Camobi. Horário: das 7h às 17h;
Eurobike, localizada na av. Evandro Behr, n. 7185, em Camobi. Horário: das 9h às 18h; - ONG Mãos Unidas, localizado no bairro Parque Pinheiro Machado. Horário: 9h às 18h;
- CPERS, localizado na rua Barão do Triunfo, n. 760. Horário: das 8h30 às 11h;
- Hall do bloco F do Colégio Politécnico da UFSM, localizado na av. Roraima, n. 1000, prédio 70, no campus sede da UFSM, em Camobi. Horário: das 7h30 às 23h.
Todos os horários de doação acima são de segunda a sexta-feira.
A importância de ajudar
A colaboração de todos é importante para que consigamos garantir a dignidade e o retorno da normalidade na vida das pessoas o mais rápido possível, conforme destaca a Secretária de Pessoal do Sinasefe, Cláudia do Amaral: ‘’nesta hora de dificuldades, após eventos climáticos extremos, as nossas energias devem ser canalizadas para aqueles e aquelas que mais precisam. Essa também é uma missão sindical, ou seja, ela não se restringe a defender os direitos classistas de uma categoria, mas também ter um olhar de empatia para todos trabalhadores/as e população em geral que foram duramente castigados pelos eventos climáticos recentes.”
Também é possível colaborar com doações financeiras, via pix:
– para Liga Yandê, via e-mail yande@ufsm.br
– para ONG Mãos Unidas, via telefone (55) 984348385
Posteriormente às arrecadações, será necessária a colaboração de voluntários para distribuir os itens doados à população.
Texto: Laurent Keller
Imagens: arquivo pessoal
Edição: Fritz Rivail