UFSM: Conselho aprova pesquisa eleitoral com voto paritário

Reitor da UFSM, Luciano Schuch, na reunião do Consu desta sexta, 11 de abril
A democracia na UFSM, tão enfatizada na campanha recente encabeçada por Sinasefe SM, Sedufsm, Assufsm e Atens-SM, teve um momento vitorioso. Isso em função de que a Pesquisa de Opinião para saber a preferência em relação ao cargo de reitor/a e vice-reitor/a na instituição será por voto paritário, ou seja, com mesmo peso entre os segmentos: 1/3 para docente; 1/3 para técnico-administrativo/a; 1/3 para estudantes.
A decisão foi tomada na manhã desta sexta, 11 de abril, na reunião do Conselho Universitário (Consu) da instituição. Conforme o documento elaborado pela Reitoria, que sofreu pequenas modificações durante a sessão, a pesquisa (ou consulta) ocorrerá no dia 25 de junho, das 7h às 22h, e o voto será paritário, direto, facultativo, digital e secreto.
O processo de pesquisa à comunidade acadêmica será coordenado por uma comissão especial, que tem uma estruturação subordinada à legislação, ou seja, com sua composição sendo 70% de docentes e 30% dos demais segmentos (técnico/as e estudantes). A data para instalação da Comissão é o dia 28 de abril.
Sinasefe SM é incluído na comissão que coordenará a Pesquisa
Na proposta inicial encaminhada ao Consu, além da indicação de seis docentes pelo Conselho, estavam previstos ainda um membro da Sedufsm, um membro da Assufsm, um membro da Atens-SM e um membro do DCE, totalizando 10 pessoas.
Por sugestão do professor Everton Picolotto, que além de conselheiro, é presidente da Sedufsm, o Sinasefe SM foi incluído, tendo direito a indicar um componente à comissão especial. A proposta foi bem aceita pelo reitor, professor Luciano Schuch, que sugeriu, então, que ao invés de seis docentes, o Consu indicasse apenas cinco e o Sinasefe SM indicasse um docente, modificação que foi acatada pela maioria.
Para Claudio Kelling, tesoureiro-geral do Sinasefe Santa Maria, a presença do sindicato na comissão que irá coordenar a pesquisa eleitoral é de extrema importância, pois valoriza a entidade que representa um segmento importante, que é a categoria EBTT. Ao mesmo tempo, possibilita que essa categoria possa acompanhar de perto um processo que precisa ter como prioridade, a democracia interna.
Já na tarde desta sexta, 11, a diretoria do Sinasefe SM entrou em contato com alguns filiados/as e já tem um nome para indicar à composição da comissão especial: é o professor do Colégio Técnico Industrial (Ctism), Marco Aurélio Garcia Bandeira.
A pesquisa é apenas o primeiro passo no processo sucessório da UFSM. O resultado final, com a eleição do/a reitor/a e do/a vice-reitor/a e a elaboração de uma lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação, deve ocorrer no mês de julho. Quem faz essa escolha são os conselhos superiores reunidos, seguindo a legislação federal, que determina 70% de presença docente e 30% de presença dos demais segmentos.
Texto: Fritz Rivail
Imagem: Print