Visita ao IFFar, campus Jaguari, estimula a união sindical

 Visita ao IFFar, campus Jaguari, estimula a união sindical

Na última segunda-feira, 7 de novembro, membros da direção do Sinasefe de Santa Maria foram à Jaguari, junto com a assessoria jurídica do sindicato (Wagner Advogados Associados), dialogar com a base sindical da região e pessoas interessadas em conhecer a entidade. O encontro, que ocorreu no auditório do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), serviu para esclarecer dúvidas jurídicas dos servidores, além de expor as ações feitas pelo Sinasefe em 2022 e compreender as demandas locais.

Representando a diretoria da seção sindical santa-mariense, participaram da reunião o Secretário de Carreira e de Relação de Trabalho, Adão Damasceno, e o Secretário dos Aposentados, Claudio do Nascimento, enquanto Heverton Padilha esteve presente em nome da assessoria jurídica. Juntos, explicaram aos filiados e às filiadas as atividades promovidas pelo Sinasefe ao longo do ano, como a elaboração da carta em defesa da democracia, a participação em plenárias, encontros jurídicos e manifestações, a organização de palestras e lives, dentre outras ações. De acordo com o Secretário de aposentados, foi importante esclarecer tais pontos à base sindical, para que todos estejam a par do que o Sinasefe faz. 

Heverton Padilha

Damasceno aproveitou a ocasião para conversar com os servidores de Jaguari a respeito da implementação do teletrabalho e a necessidade de que a categoria compreenda o assunto. A proposta estabelece que os docentes e técnico-administrativos possam desenvolver suas jornadas de trabalho de forma parcial ou totalmente remota. Contudo, a execução da medida permitiria que uma série de problemas surgissem, como a diminuição dos salários.

Posteriormente, Heverton Padilha dialogou com os filiados, como conta Claudio do Nascimento: ‘’o advogado discorreu acerca de todas as ações que o Sinasefe ingressou na justiça, em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.’’

Fortalecimento da união sindical

Visitas como essa a Jaguari estimulam a coesão e o equilíbrio entre a base sindical, pois permitem que os objetivos da base de cada região se alinhem e progridam juntos. O docente do IFFar, campus Jaguari, Lucas Martins Flores, que participou do evento, encara visitas como a desta segunda-feira com muita positividade: ‘’esses encontros que o Sinasefe está promovendo agora depois da pandemia são fundamentais para a união da categoria em prol de lutas coletivas. Então foi fundamental a fala da diretoria com o intuito de mobilizar o pessoal a voltar a lutar pelos seus direitos, a se engajar com a categoria.’’


Texto: Laurent Keller

Imagens: Claudio do Nascimento

Edição: Bruna Homrich

Laurent Keller

Estudante de jornalismo.

Notícias Relacionadas