11 de agosto: mobilizações em defesa da educação e da democracia tomam as ruas do país
Na próxima quinta-feira, dia 11, Santa Maria receberá mais um ato Fora Bolsonaro, na praça Saldanha Marinho, a partir das 16 horas. Em defesa de eleições livres, da democracia e da educação pública, o DCE da UFSM, junto a entidades sindicais e movimentos sociais, promove o ato, que também deve ocorrer nas demais cidades brasileiras. A data escolhida para o protesto marca o Dia da(o) Estudante, além de ser o aniversário da União Nacional das (os) Estudantes (UNE).
A UNE atua há 85 anos como representante política dos cerca de seis milhões de universitários brasileiros, estimulando a organização dos movimentos sociais ligados às Federais. Ao longo do período ditatorial (1964-1985), a União se destacou como linha de frente na luta contra a ditadura e, atualmente, age no combate aos desmontes educacionais estimulados pelo governo vigente. Em defesa da educação pública de qualidade, o Sinasefe se junta aos estudantes na luta contra os constantes cortes orçamentários feitos pelo governo Bolsonaro, acrescentando, a essa pauta, a demanda por eleições democráticas.
Chamada para mobilização
Convocadas pelo Fonasefe, seções sindicais de todo país devem realizar atividades no dia 11. Abaixo, acompanhe os atos confirmados no restante do Brasil:
Norte
Manaus-AM – 15h00 – Praça da Saudade
Nordeste
Fortaleza-CE – 09:00 – Praça da Bandeira
João Pessoa-PB – 14:00 – Lyceu Paraibano
Natal-RN – 14:30 – Midway
Recife-PE – 15:00 – Rua da Aurora
Salvador-BA – 09 -00 – Praça do Campo Grande
São Luís-MA – 16:00 – Praça Deodoro
Centro-Oeste
Brasília-DF – 15:00 – Congresso Nacional
Campo Grande-MS – 10:00 – Câmara Municipal
Goiânia-GO – 17 -00 – Praça Universitária
Sudeste
Belo Horizonte-MG – 17:00 – Praça Afonso Arinos
Rio de Janeiro-RJ – 16:00 – Candelária
São Paulo-SP – 09 -00 – MASP
São Paulo-SP – 17 -00 – MASP
Vitória-ES – 10:00 Praça Costa Pereira
Sul
Curitiba-PR – 18:30 – Praça Santos Andrade
Florianópolis-SC – 17:00 – Largo da Alfândega
Em vídeo, exposto abaixo, a Coordenadora Geral do Sinasefe, Elenira Vilela, convoca as bases e as seções sindicais a irem às ruas no dia 11 protestar pela educação brasileira.
Texto: Laurent Keller
Imagem: DCE UFSM
Edição: Bruna Homrich