Chapa ”Unidade e Luta” é eleita nova diretoria do Sinasefe Santa Maria

Na tarde da última quarta-feira, 10 de maio, o Sinasefe Santa Maria tornou oficial o resultado das eleições do sindicato: a chapa ‘Unidade e Luta’’, que tem como enfoque a defesa dos direitos das servidoras e dos servidores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), da educação pública e da democracia, é a nova diretoria eleita. O grupo assume a frente da entidade até 2025, assim como os integrantes do novo Conselho Fiscal, também escolhido na votação realizada dia 9 de maio, na sede da seção sindical.
Conheça, abaixo, os novos membros da Direção e do Conselho Fiscal:




Nova Diretoria


Novo Conselho Fiscal
A nova Coordenadora Geral, Adriana Bonumá, mostrou-se muito feliz com o resultado e comentou sobre a composição da nova diretoria: “foi uma vitória termos conseguido montar uma chapa que respeita a paridade e consegue contemplar, como coordenadores e coordenadoras, representantes das três escolas (Colégio Militar, Colégio Politécnico e CTISM) e consegue trazer, para a coordenação, além de dois docentes, um técnico-administrativo. Acredito que a chapa ficou com uma diversidade bem interessante, uma boa representatividade dentro das escolas e uma boa representatividade de gênero.”
Adriana também reforçou que a nova direção terá como uma de suas bandeiras o bem-estar dos agentes da educação, bem como a qualidade e a autonomia do ensino público federal: “o sindicato tem a obrigação de repelir qualquer situação que ameace esse bem-estar dos sindicalizados, combatendo diversas situações que podem comprometer esse bem-estar, como adoecimento de servidores e servidoras, combatendo o assédio, combatendo o ódio e a violência nas instituições de ensino. E, não podemos esquecer, tentando buscar a recuperação dessa década toda de perdas que esses servidores e servidoras tiveram, principalmente perdas salariais.”
E para alcançar esses objetivos, é importante que o sindicato se fortaleça ainda mais, pois, segundo a Coordenadora, ele “é um espaço legítimo para que as lutas se organizem e que conquistas coletivas e de classe sejam construídas”.
Prioridades da nova diretoria
Adriana elencou uma série de questões que serão priorizadas pela nova direção, como dar continuidade à campanha de filiação, que já havia sido iniciada pelo sindicato nacional, e levar adiante discussões sobre a carreira docente e técnica-administrativa, que precisa ser reestruturada, valorizando o piso da tabela salarial, dentre outros pontos importantes. Além disso, o Sinasefe pretende buscar novos convênios, para valorizar a presença dos filiados no sindicato, intensificar a comunicação com a base e, de modo geral, “facilitar a vida do nosso filiado diante de tudo que o sindicato puder oferecer e contemplar”, conforme indica Adriana.
O resultado da eleição foi divulgado após ser encerrado o período de impugnação nesta quarta-feira, e a posse oficial com os novos integrantes acontecerá sexta-feira, dia 12 de maio.
Texto: Laurent Keller
Imagens: Xainã Pitaguary e arquivo pessoal
Edição: Bruna Homrich