Funcionalismo público promove Dia de Mobilização contra seis anos sem reajuste
Nesta terça-feira, 31 de janeiro, integrantes do funcionalismo público promovem o Dia Nacional de Mobilização pelo Reajuste dos Servidores Federais, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e também mobilizar parlamentares e o próprio governo federal para que os salários das e dos trabalhadores da esfera pública, congelados há quase seis anos, sejam recompostos.
Para o dia estão previstas duas atividades. Das 9h às 11h, ocorre um twittaço com o uso da hashtag #RECOMPOSIÇÃOJÁ. Já às 14h será realizada uma live abordando o assunto, com transmissão pelos links: Canal do Fonacate; Canal do Fonasefe; Fanpage do Fonasefe; Fanpage do SINASEFE.
Estima-se que entre 2017 e 2022 a inflação já tenha corroído 40% das remunerações do funcionalismo público, onerado também com o aumento das alíquotas previdenciárias advindo da Reforma da Previdência aprovada pelo governo Bolsonaro.
Mesa de negociação tem data para iniciar
Após quatro anos sem qualquer abertura de negociação com o Executivo, as e os servidores conquistaram a reabertura da mesa de negociação com o governo federal, e a primeira reunião já tem data para acontecer: 7 de fevereiro, às 11h, na sede do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília (DF).
O Sinasefe estará presente no encontro, que reunirá sindicatos ligados ao Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e ao Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado).
Além da pauta emergencial do reajuste linear para todas as categorias do serviço público, o SINASEFE apresentará também outras demandas emergenciais de técnico-administrativos e docentes da Rede Federal de Educação, tais como:
- revogação da Instrução Normativa do ME nº 54/2021;
- revogação do Decreto nº 10.186/2019;
- revogação da Portaria nº 10.723/2022.