Grupo Práxis promove debate “Por democracia e direitos sociais”
Neste mês de setembro, a UFSM sedia o terceiro evento do grupo Práxis. Formado por estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação de diversas universidades do país, o coletivo, em Santa Maria, é fortalecido pelas entidades sindicais (a exemplo do Sinasefe) e estudantis, tendo por objetivo promover debates acerca de temas caros à democracia e a autonomia universitárias.
No próximo dia 22, então, às 18h, no auditório da Sedufsm (rua André Marques, 665), o Práxis organiza uma atividade intitulada “Por democracia e direitos sociais: o respeito ao voto popular”, trazendo como palestrantes a professora do departamento de Direito da UFSM, Bia Oliveira, e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal (Sintrajufe/RS) e da CUT/RS, Marcelo Carlini.
A palestra integra o ciclo de debates “Universidade e Democracia”, que, em suas edições anteriores, trouxe à UFSM o professor de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Adriano Correia – no dia 30 de junho; e o professor do programa de pós-graduação em História da Unisinos, Hernán Ramírez – no dia 2 de agosto.
Segundo as entidades organizadoras (Sinasefe, Assufsm, Sedufsm, Atens, APG e DCE), as discussões e compartilhamento de ideias têm como finalidade central articular a defesa da democracia, da garantia de direitos sociais e do respeito ao voto popular – ameaçado frente às notícias falsas e arroubos autoritários de Jair Bolsonaro e seus apoiadores.
O evento contará com o apoio da UAP do Centro de Educação e canal Paideia.
Arte: Italo de Paula