Sinasefe colabora com projeto social “Mãos Unidas”

 Sinasefe colabora com projeto social “Mãos Unidas”

A seção sindical de Santa Maria estabeleceu uma parceria com o projeto Mãos Unidas, voltado a atender famílias carentes do bairro Camobi por meio da entrega de marmitas todas as quartas-feiras. A cooperação entre o Sinasefe e o projeto existe desde o começo da pandemia, no início de 2020, e costuma alcançar até 180 pessoas por semana.

O Mãos Unidas surgiu a partir da idealização da moradora de Camobi, Niria Michele dos Santos, que cedeu a cozinha de sua casa para a preparação dos alimentos. Todos os produtos utilizados são arrecadados por meio de doações de entidades e pessoas físicas, que também auxiliam com o custo do gás de cozinha e a conta de energia elétrica.

O Tesoureiro Geral do Sinasefe, Cláudio Kelling, conta que o sindicato contribui mensalmente com o projeto por considerar importante o ato de se solidarizar com a comunidade. Segundo ele, essa “é a forma encontrada para a categoria se inserir na sociedade e se sentir fazendo parte da mesma. É uma forma de demonstrar que estamos conscientes dos problemas que afligem a sociedade e que contribuímos de alguma forma para amenizá-los”. Além do Mãos Unidas, Kelling informa que o sindicato coopera com outras entidades eventualmente, não somente para aquisição de comida, mas também para organização de eventos de coletivos, como é o caso do Diretório Central dos Estudantes da UFSM (DCE), por exemplo.

Para apoiar o projeto, o Sinasefe compra alimentos da Polifeira do Agricultor, que acontece na UFSM todas as terças-feiras de manhã, na Avenida Roraima, e nas quintas-feiras de tarde, no Largo do Planetário. O diferencial desta feira é que seus produtos são saudáveis, livres de agrotóxicos e valorizam a produção local, já que são vendidos por agricultores familiares da região. O Tesoureiro explica que, por tais motivos, a aquisição de alimentos é feita na Polifeira.

Quem deseja conhecer melhor o projeto Mãos Unidas e contribuir com suas iniciativas, basta entrar em contato pelo e-mail sinasefesm@gmail.com


Texto: Laurent Keller

Revisão: Bruna Homrich

Imagens: divulgação

Laurent Keller

Estudante de jornalismo.

Notícias Relacionadas