Sinasefe Santa Maria encerra 2023 com palestra sobre saúde mental

 Sinasefe Santa Maria encerra 2023 com palestra sobre saúde mental

Na última sexta-feira, 15 de dezembro, a seção sindical santamariense realizou o último evento de 2023, no auditório do Colégio Politécnico da UFSM. Com a psicóloga Quênia Rosa, os(as) sindicalizados(as) dialogaram sobre a saúde mental de trabalhadores e trabalhadoras da educação, abordando as dificuldades cada vez mais presentes de se manter mentalmente saudável nos ambientes de trabalho. Também no evento, que contou com a presença da diretoria do sindicato, do assessor jurídico Heverton Padilha e do vice-diretor do Colégio Politécnico Moacir Bolzan, houve o lançamento do segundo informativo do Sinasefe Santa Maria e um coquetel de confraternização entre os(as) participantes da palestra.

Quênia iniciou a palestra apresentando uma breve contextualização histórica da relação entre o homem e o trabalho, analisando as dinâmicas sociais ligadas a ela, desenvolvidas no decorrer das décadas. A partir dessa explanação, os(as) participantes foram indagados(as) a refletir sobre o que é trabalho e como a saúde mental se conecta a ele, por meio dos pontos de vista.

De acordo com a psicóloga, o mais importante ao se pensar sobre o assunto é considerar que o homem é um ser social por natureza, que funciona somente em função de seus inter-relacionamentos grupais. Por isso, pensar formas de melhorar a convivência no ambiente de trabalho é essencial para que a saúde mental dos(as) servidores(as) se mantenha saudável.

Nesse sentido, Quênia destacou algumas sugestões para melhorar a saúde mental no trabalho:

  • realizar reuniões periódicas no setor;
  • compreender que, no trabalho, não se escolhe chefias e colegas;
  • elaborar regras claras e igualitárias, mas compreendendo as diferenças de cada servidor;
  • conhecer o trabalho do colega;
  • não tomar decisões baseadas em estereótipos;
  • compreender que o trabalhador não é somente um “código de vaga”, mas um sujeito.

Segundo informativo
A diretoria sindical aproveitou o evento para lançar a segunda edição do informativo da seção sindical, disponível na versão digital abaixo. O informativo faz parte de um dos objetivos da gestão atual do Sinasefe, que busca aprimorar a comunicação com os filiados e com a base. A primeira versão foi lançada em setembro, e pode ser conferida aqui.

Ao final do evento, ocorreu um coquetel de confraternização entre os(as) participantes da palestra, para encerrar as atividades do sindicato em 2023.

O Sinasefe Santa Maria deseja a todos e a todas um feliz natal e um 2024 de muitas conquistas para a classe trabalhadora!


Texto: Laurent Keller

Imagens: Laurent Keller e Xainã Pitaguary

Revisão: Miriane Fonseca

Laurent Keller

Estagiária de jornalismo.

Notícias Relacionadas