Câmara de Vereadores de Santa Maria terá reunião pública sobre cortes no orçamento da UFSM
Na próxima segunda-feira, 20 de junho, ocorrerá uma Reunião Pública na Câmara de Vereadores de Santa Maria para discutir os recentes cortes feitos pelo governo nos orçamentos das universidades e institutos federais. O evento iniciará às 18 horas, com participação da reitoria da UFSM, das entidades representativas dos segmentos (Sinasefe, Sedufsm, Assusfm, Atens, DCE e APG), de parlamentares e de pessoas envolvidas com a luta em defesa da educação pública. A reunião será transmitida pelo canal de Youtube da TV Câmara Santa Maria (https://www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraSantaMaria).
A ação faz parte da série de mobilizações contrárias às tentativas de sucateamento das instituições federais brasileiras, iniciadas dia 9 de junho, na Audiência Pública promovida pela UFSM para expor as consequências da redução orçamentária. Desde o início do ano, esses cortes vêm prejudicando o funcionamento das universidades, o que piorou nas últimas semanas, porque, em 27 de maio, houve um novo bloqueio de 1 bilhão de reais, equivalente a 19 milhões para a UFSM inicialmente. Devido à pressão da comunidade acadêmica, o corte da instituição foi reduzido, uma semana mais tarde, a 9 milhões de reais. Entretanto, se as entidades estudantis, movimentos sindicais e a própria UFSM não se reunirem em uma luta conjunta, será difícil impedir que novas restrições orçamentárias ocorram ou mesmo recompor os cerca de 9 milhões de reais restantes para que nossa universidade encerre o ano com o mínimo de qualidade em suas atividades.
Por isso, o Sinasefe reforça para sua base a importância de aderir às mobilizações contrárias aos cortes, pois somente assim garantiremos nossos direitos.
Texto: Laurent Keller
Revisão: Bruna Homrich
Imagem: Sedufsm