#DicadoSinasefe: Pequeno manual antirracista
Em decorrência das cenas terríveis de racismo registradas no Brasil nas últimas semanas, como os assassinatos do congolês Moïse Kabagambe e de Durval Teófilo, o Sinasefe traz como dica cultural o livro ‘’Pequeno manual antirracista’’.
Escrito pela filósofa e ativista Djamila Ribeiro, o livro expõe a estrutura complexa em que o racismo está enraizado no país, demonstrando que ele não corresponde somente a atos individuais, uma vez que está internalizado em toda sociedade brasileira. Nesse sentido, a autora propõe que se mude essa realidade com práticas antirracistas, por meio de 11 observações/reflexões acerca do assunto, intituladas como: informe-se sobre o racismo; enxergue a negritude; reconheça os privilégios da branquitude; perceba o racismo internalizado em você; apoie políticas educacionais afirmativas; transforme seu ambiente de trabalho; leia autores negros; questione a cultura que você consome; conheça seus desejos e afetos; combata a violência racial; e sejamos todos antirracistas.
Ao longo do livro de pouco mais de 100 páginas, são abordados assuntos como meritocracia, lugar de fala e democracia racial, tudo em uma linguagem direta e de fácil entendimento. E para conhecer um pouco mais da obra, aqui vai um trecho do livro:
‘’O primeiro ponto a entender é que falar sobre racismo no Brasil é, sobretudo, fazer um debate estrutural. É fundamental trazer a perspectiva histórica e começar pela relação entre escravidão e racismo, mapeando suas consequências. Deve-se pensar como esse sistema vem beneficiando economicamente por toda a história a população branca, ao passo que a negra, tratada como mercadoria, não teve acesso a direitos básicos e à distribuição de riquezas.’’
Texto: Laurent Keller
Revisão: Bruna Homrich
Imagens: Beco das Palavras