Palestra sobre neoliberalismo disponível para visualização no Youtube
A palestra “Neoliberalismo: Práxis de uma macro-ideologia. Perspectivas desde o Cone Sul”, ocorrida no dia 2 de agosto, na UFSM, está disponível para visualização no canal de Youtube Paideia, liderado pelo professor do departamento de Ciências Sociais da UFSM, Dejalma Cremonese.
O responsável por apresentar um pouco da perspectiva teórica – e dos desdobramentos práticos – do neoliberalismo foi o professor do programa de pós-graduação em História da Unisinos, Hernán Ramírez, que já começou sua conversa desmitificando a ideia de que o neoliberalismo é algo recente. Tal ideologia, explica, remonta à década de 1920, marcada pela ascensão do comunismo e pela falência das instituições liberais clássicas.
De lá para cá, o neoliberalismo, como bandeira erguida de forma intransigente pelas classes dominantes, vem deixando de se limitar ao terreno econômico para alcançar outras dimensões da existência humana. Trata-se do processo de subjetivação, através do qual um conjunto de ideias adentra a mente das pessoas, ajudando-as a moldar sua relação com o mundo.
“Por mais que observemos algumas rupturas, ainda falta um trabalho muito longo para fazer. Tem que ser uma ação estrutural, de longo prazo, das forças que se propõem a destruir o neoliberalismo como ideologia dominante”, avalia o palestrante.
O Ciclo “Universidade e Democracia”, do qual a palestra de Ramírez fez parte, é organizado nacionalmente pelo Grupo Práxis, composto por representantes de várias universidades. Localmente, o grupo “Práxis” tem organizado atividades em conjunto com Sinasefe, Sedufsm, Assufsm, Atens, DCE e APG.
Essa foi a segunda atividade aqui realizada em parceria com o ‘Práxis’. No último dia 30 de junho, ocorreu a palestra com o professor Adriano Correia, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Assista, abaixo, a íntegra da palestra com Ramírez: